VATICANO (2022)

Dispensa apresentação! Não vou falar do país.

Essa foi minha maior busca durante muito tempo! Era o Santo Graal a camisa da Seleção do Vaticano, que tem no seu histórico o primeiro jogo oficial contra San Marino em 1994 (um empate de 0x0) mas tem alguns jogos não oficiais em 1985. Ao todo foram 31 jogos com 8 vitorias, 10 empates e 13 derrotas!

Claro que você está se perguntando “quem joga lá?” e “porque não coloca o Papa de goleiro e diz que será pecado fazer gol?” essa segunda eu não tenho resposta… mas pra primeira, jogam os membros do conselho Papal, Guardas do Museu e a Guarda Suíça e as vezes alguns seminaristas. Falando em seminaristas, eles tem seu próprio campeonato (que seria basicamente o Vaticanão) a Clericus Cup e só isso já daria uma outra publicação, mas vou ser bem rápido e dizer: SIM eu tenho camisas de alguns desses times da Clericus (foram um parto para conseguir cada uma delas) e outro fato é o troféu deles eu acho o mais bacana do mundo! Vou postar essas fotos no fim da publicação.

Sobre as camisas: a primeira a qual eu tenho mais orgulho! Usada em jogos de 1998 até meados de 2000, durante alguns anos era a única camisa original da Seleção do Vaticano fora da Europa e continua sendo a única usada em jogo que se encontra nas Américas! Isso quem me garante é meu bom amigo Markus! O DONO de todos os uniformes usados pelo Vaticano nessa época mencionada! Ele é suíço e amigo de um jogador/guarda suíço que intermediou toda a negociação do Markus com a federação!

A proposito RAPP. DIPENDENTI – S.C.V. significa Rappresentativa Dipendenti – Selezione di Calcio dela Vaticano

CLARO que essa exclusividade, dificuldade e apelo que o nome Vaticano tem no mundo despertou os “falsificadores” principalmente um da Austrália… e de alguns anos pra cá, o mercado foi tomado por copias e falsificações de camisas da Seleção do Vaticano, realmente pouquíssimas camisas que vocês veem por ai se trata de uma camisa com procedência!

Obs. Não to aqui pra ensinar marmanjo o “certo do errado”, você que decida se esta “tudo bem” ter uma falsificação na sua coleção!

O lado “bom” disso, que o Vaticano decidiu colocar para venda (até regularmente) seus uniformes.

O que nos traz a segunda camisa, de 2022 em comemoração dos 50 anos da Federação de Esportes do Vaticano. Comprada na loja do Vaticano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *