O emblemático e maior povo sem-terra (MST) do mundo: os Curdos!
O Curdistão fica onde podemos chamar de “berço da civilização”, a Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates (quem lembrou das aulas de história aí?).
Hoje essa região faz parte basicamente do Iraque, Turquia, Síria e Irã (lugar calmo sem crises políticas e perfeito para reivindicar alguma soberania).
Sobre a federação, a seleção ativa e que participa dos campeonatos Não FIFA é a do Curdistão Iraquiano, tem diferença por exemplo a parte curda da Síria é chamada de Rojava.
A seleção tem uma história de respeito! Incluindo 2 títulos na bagagem.
Campeão da VIVA WC 2012;
Campeã do Torneio Internacional em 2013 em Provença;
Vice-campeã da VIVA WC 2009 e 2010;
4º lugar na VIVA WC de 2008;
Apesar de nas WC ConIFA os resultados sejam um pouco mais modestos (um 6º e um 8º) eu assisti diversos jogos deles e sempre foram uma seleção fortíssima!!
Sobre as camisas, a de 2012 foi a camisa que eu mais fiz contatos para conseguir… foram mais de 100 entre jogadores, técnicos, comissão técnica etc.. ate conseguir uma, nessa caça fiz um grande amigo chamado Shwan Raoof professor de inglês que acompanhava a seleção como interprete nas competições. (essa camisa eu tenho um carinho especial)
A outra que é a mais comum de se ver, ela foi usada pelos times de base, mas tenho uma história interessante na minha.
Em 2019 eu acompanhava a Norway Cup e fui atrás de algum contato que pudesse me conseguir uma camisa, nessa conhecei meu amigo Amir Doski que se prontificou a me dar uma camisa, desde que eu pudesse retirar em Oslo!! O que seria um fim da linha pra mim não foi… (Ah Vah!) se tem algo que tenho mais que chatice é “contatos” e descobri que meu irmãozão Antonio Bordallo (citado na publicação do Tibet) estava indo para Oslo passar um fim de semana NAQUELE FIM DE SEMANA!!! Nessa marquei um encontro no hotel entre os dois, Amir ficou ate de certa forma incrédulo de eu ter conseguido superar essa etapa na gincana. kkkkk
Por fim, ganhei a camisa, um perfume e uma nova amizade!!
Mesmo agora com essa camisa sendo bem comum e possível de encontrar em diversos sites, a minha tem uma história única!!! E eu a amo-a!!