A RASD Republica Árabe Saarauí Democrática tem uma politica bem complicada, é um estado parcialmente reconhecido, isso quer dizer, não é reconhecido pela maioria das nações da ONU (quase nenhum país do mundo tem reconhecimento de 100%) mas isso é outro assunto.
A briga principal da RASD é contra o Marrocos, que (óbvio) além de não reconhecer o país ainda construiu um muro (que solução inovadora) para separar o território “deles” (Marrocos) e as terras do RASD controlada pela Frente Polisário, mas historicamente o Saara Ocidental brigou com a Argélia, Mauritânia e Espanha (tanto que já foi chamado de Saara Espanhol).
Sobre a seleção, bom já teve vários times que representaram a RASD, e o primeiro jogo (por assim dizer) foi em 1976 contra o argelino FLN.
Diversos amistosos (uma bela derrota de 12×2 pro Tibet em 2013) e um em particular contra Esperanto em 2015 que não acabou porque roubaram o material da seleção de Esperanto no vestiário (bem amistoso).
Faz parte da WUFA e pela ConIFA nunca participou de nenhum campeonato e pela NF Board disputou a VIVA WC NF Board de 2012 que teve alguns problemas diplomáticos, a começar que no aeroporto os jogadores viajaram com passaporte Saarauí porem o Iraque (local do campeonato) não reconhece a existência do país e que os jogadores teriam que entrar sob a bandeira do Marrocos.. eles disseram que preferiam voltar e não disputar nada… no fim “desenrolaram” e deu certo! Até chegar na hora do jogo e descobrir que o Governo Curdo tem um acordo com o Governo do Marrocos que era proibido hastear a bandeira RASD no estádio… porem “desenrolaram” de novo com as esquipes adversárias e conseguiram colocar a bandeira nos seus jogos… no fim da história, terminaram em 6º no certame. Sobre as camisas, tenho 2, uma de 2020 com o escudo antigo que tinha um Dromedário e a camisa mais atual de 2022 que mudaram o escudo para uma Gazela, não são muito difícil de conseguir.